Tema do blog

O blog Chapatin Explica, desenvolvido por cinco estudantes de psicologia, foi criado para abordar de maneira descontraída temas sobre Psicanálise.




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Indicação de artigos

O texto abaixo aborda as mudanças do corpo e mente na transição da infância para a adolescência, buscando mostrar a relação de conflitos que o jovem vivencia. Tento assim, um auxilio da psicanalise na solução dos problemas enfrentados nesse período.



Quem Sou Eu?

Esta é uma pergunta que todo ser falante se faz, porém ela tem maior relevância na adolescência.

Quem sou eu? Que corpo é esse? O que aconteceu comigo? Que sensações estranhas são essas que aconteceram com meu sexo?

Todas essas perguntas são próprias da fase de vida chamada adolescência, momento de passagem da infância para a idade adulta, momento de passagem que serve de “ponte” entre o conhecido da infância ao desconhecido que está por vir – vida adulta.

Essa passagem é marcada por transformações físicas e psíquicas. Transformações que são sentidas e vivenciadas no real do corpo, que amadurece e se transmuta em uma rapidez veloz, diferente das transformações que aconteciam no tempo da infância, onde era gradual e assimilada frente ao espelho. Essas transformações no corpo tem também como consequência,  o direcionamento do contato ao outro como parceiro: momento de paqueras, “ficos” e namoros.

É característico também que o sentimento em relação aos pais também mude, pois estes não terão mais a imagem de ideais.

O adolescente é aquele, que escancara as angústias que pertencem a todo ser humano: o nascimento, o sexo e a morte. E isso se faz presente em uma fase de vida onde o sujeito tem uma crise de identificação, onde será preciso que ele busque novas identificações diferentes das que tinham feito antes. E se antes ele era falado por seus pais, passará a falar em nome próprio. Não por acaso precisa escrever seu nome repetidas vezes. Terá que buscar novos ideais, passarão a desejar novos conhecimentos, novos ideais diferentes do que seus pais tinham almejado.

E os pais como ficam nessa fase de vida? Como encaram o fato de que não tem para os seus filhos a imagem que tinham antes?

O luto a ser elaborado nessa fase da vida, implica tanto aos filhos, que precisam abandonar a forma como viam seus pais, quanto aos pais, que precisam aceitar a queda dessa imagem e o fato de que estão envelhecendo.

Todas essas transformações “sacodem” o sujeito que não entende o que acontece com seu corpo, e com seu psíquico, não reconhece mais a sua imagem e por isso necessita ficar várias horas frente ao espelho para acostumar-se com essa nova imagem.

Esse novo real que irrompe não oferece mais as “garantias” que antes oferecia e um trabalho psíquico é feito para que eles possam elaborar o desligamento da autoridade paterna e introjeção da lei, e aceitação da sexualidade com consequências.

Como disse antes, as questões que afligem aos adolescentes são comuns a todo ser falante, talvez por conta disso se justifique o fato de que provocam tanto “barulho”, incomodam a muitas pessoas além dos pais. Porque eles gritam e escancaram angústias que estavam “adormecidas”,  reprimidas, trancafiadas no mais íntimo do ser.

Nessa etapa de vida é feito um dos maiores trabalhos psíquicos segundo Freud, e quando acontece “algo” que atrapalha, as consequências podem ser desastrosas.

Assim, é importante que eles possam ser escutados para que elaborem esse novo modo de estar no mundo.

Artigo feito por:  Autora: Andreneide Dantas
 Clinica Escuta Analítica - Instituto Tempos Modernos - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário